terça-feira, julho 11, 2006

Oficina 7

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS
MATERIAL PARA O 7º. ENCONTRO


Banco de Dados

Nesta etapa foram previstos quatro produtos voltados para a dispoonibilização dos dados de diferentes monitoramentos que devem ser realizados durante o projeto. Todo nosso trabalho para ter um significado dinamico deverá não só ter a preocupação de esclarecimento, mas também de obtenção de informações das diferentes comunidades. Estas informações deverão constar de realtórios e sempre que possível transformar-se em dados que possam ser acessados por todos os interessados. Daí a grande importância de um banco de dados eficiente.

1.Disponibilização do banco de dados


Banco de dados sobre a RESEX informatizado e alojado na sede administrativa do IBAMA (Parque Nacional do Descobrimento), a partir do primeiro semestre de execução do projeto, permitindo que a equipe técnica, os membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Gestor e das demais instâncias participativas realizem consultas às informações disponíveis.

Situação1: NÃO REALIZADO - em fase de contratação do técnico em informática para construção do banco de dados.

Metodologia1: Após a confecção do banco de dados, iremos trabalhar na inclusão dos dados

  • Deveria haver uma coordenação única para que os dados possam cumprir a função a ele atribuída na proposta da APPA. Esta coordenação do banco de dados deverá definir:
    o Sua estrutura
    o Os procedimentos sua consulta e atualização
    o Os procedimentos para monitoramento e digitação
    o Sua interface com as diferentes áreas que irão utilizar estes dados.
  • O banco de dados precisa ser disponibilizado para consultas públicas por meio da Internet, o que é relativamente simples e/ou reproduzido em cada uma das 6 áreas comunitárias do projeto.

2.Redução de Fauna Acompanhante (atividade deslocada da meta 2)

Experimentos com o uso de Dispositivos de Redução de Fauna Acompanhante realizados pela comunidade extrativista, sob a orientação de consultor externo, ao longo do primeiro ano de execução do projeto, permitindo a incorporação desses dispositivos na pauta das discussões sobre a revisão do Plano de Manejo.

Situação1: EM FASE FINAL - Restando somente mais um período de coleta em campo.

Metodologia1: Após a finalização das análises, provavelmente haverá a apresentação de uma proposta, enquanto "política pública", para a inclusão do dispositivo nos "balões", inicialmente nesta RESEX, mas com sugestão para todo o país.

  • Durante a pesca muitas vezes vem outras espécies que não interessam diretamente para o pescador, seja por sua natureza ou por seu tamanho. Desenvolver alterações nas práticas ou dispositivos de pesca pode diminuir a perda de fauna durante as pescaria.
  • Esta atividade está descrita Plano de Trabalho Equipe Pesca2 que apresenta uma boa descrição do procedimento usado para a atividade.
  • Existem duas atividades sendo desenvolvidos atualmente: “Pesca experimental com arrasto e biologia do camarão 7 barbas” e “Experimentos de redução de fauna acompanhante “bycatch”

2. Cadastro dos extrativistas

Revisão, informatização e disponibilização do cadastro dos extrativistas para consulta no IBAMA e em locais chave nas comunidades, permitindo a produção e distribuição das carteiras de identificação individual dos extrativistas, já no segundo semestre do projeto.

Situação1: PARCIAMENTE REALIZADO - Já realizados alguns levantamentos preliminares com dados de membros da comunidade

Metodologia1: É necessária uma anterior definição da caracterização da "População Extrativista Tradicional" da RESEX Corumbau, para posteriormente verificar as pessoas que se encaixam, fazendo-se uma comparação com os dados já levantados e uma análise final da própria comunidade.

  • É determinante participar da discução, estabelecimento e divulgação da carcaterização das regras para esta identificação.

4. Desembarques pesqueiros


Monitoração e informatização dos dados de desembarques pesqueiros (arrasto motorizado, rede de espera, linha e mergulho), ao longo de dois anos, nas seis principais comunidades.

Situação1: EM FASE FINAL - Relatório para apresentação às comunidades sendo concluído.

Metodologia1: O monitoramento, de forma reduzida, continuará como atividade do projeto, a fim de que não sofra solução de continuidade, enquanto o processo é absorvido pelos próprios pescadores.

O “Plano de Trabalho da Equipe de Pesca”2 apresenta um breve resumo do procedimento usado para a atividade. É indicado ainda que para “o bom andamento do monitoramento, estamos prevendo visitas mensais em cada comunidade com o objetivo de assessorar os multiplicadores, entregar e recolher as planilhas de dados.”

  • Seria necessária a divulgação preliminar das avaliações realizadas até o momento.
  • Deveria ser estabelecido um procedimento para a monitoração e informatização dos dados conforme descrito no item “Disponibilização do banco de dados”.

5. Peixes recifais, corais e algas (Monitoramento de Biodiversidade)

Monitoração e informatização dos dados sobre abundância de peixes recifais, corais e algas ao longo de dois anos, na principal área recifal (Recifes Itacolomis), dentro e fora da Área Marinha Protegida dos Recifes Itacolomis.

Situação1: REALIZADO E JÁ APRESENTADO NAS COMUNIDADES.

Metodologia1: A equipe retornará quando das conversas sobre o PDLIS e o Plano de Manejo, para rememorar as informações contribuindo com os debates.

O “Plano de Trabalho da Equipe de Pesca”2 menciona o projeto de iniciação científica de Diego Correa Alves, acadêmico da UEM- Maringá. A única referencia a prática da atividade é que “foram distribuídas aleatoriamente a 20% dos pescadores listados no levantamento sócio-econômico da RESEX.”

  • Seria necessária a divulgação preliminar das avaliações realizadas até o momento.
  • Deveria ser estabelecido um procedimento para a monitoração e informatização dos dados conforme descrito no item “Disponibilização do banco de dados”.

Material de consulta:

Para maior informação poderão ser consultados:
1. Programação FMNA
2. Plano de Trabalho Equipe Pesca
3. Laudo Biológico