segunda-feira, julho 10, 2006

Oficina 4

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS
MATERIAL PARA O 4º. ENCONTRO


Alternativas econômicas sustentáveis

Nesta etapa foram previstos cinci produtos voltados para as possibilidades economicas de uma construção auto-sustentável. Com a reestruturação um produto foi deslocado para a meta 1.
No trabalho de divulgação e meio ambiente vamos debater estas alternativas com as comunidades.

1. Projeto piloto de ecoturismo

Implementação de projeto piloto de ecoturismo ao longo do segundo semestre de execução do projeto, fornecendo as bases para a incorporação do ordenamento das atividades de ecoturismo no Plano de Manejo e no Plano de Gestão da RESEX, já a partir do terceiro semestre.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - Contratar consultor para facilitar contrução do Plano e contribuir na aplicação de parcela dele.

Metodologia1: Houve atrazo no retorno do relatório do estudo de viabilidade, exigência do FNMA, agora estamos no processo de concorrência para contratação da consultoria - Espera-se que seja feita uma análise, junto com a comunidade, dos resultados dos dois trabalhos feitos no âmbito deste projeto, assim como das normas para o turismo náutico estabelecidas pelo Conselho Deliberativo da RESEX para, posteriormente, trabalhar o plano, que inclusive revisará tais normas.

O "Relatório parcial de 2005"2 apresenta detalhes sobre as atividades realizadas.

O "Estudo de Viabilidade Sócio-Ambiental e Econômica para Implantação de Programa de Ecoturismo de base comunitária na reserva extrativista marinha do corumbau e entorno"3 de Érica Fernandes-Pinto apresenta um estudo e faz recomendações para realização deste projeto.
  • Seria necessário dispor das "das normas para o turismo náutico estabelecidas pelo Conselho Deliberativo da RESEX".
2. Valorização da Atividade Pesqueira

Elaboração participativa, a partir do diagnóstico da cadeia produtiva, de um Plano de Valorização da Atividade Pesqueira da RESEX enquanto fonte sustentável de emprego e renda.

Situação1: EM FASE FINAL - consultora retornará em Julho para último contato com a comunidade para fechar a proposta de plano.

Metodologia1: Posteriormente haverá o retorno para trabalhar a inclusão deste no PDLIS e no Plano de Manejo

O Plano de Trabalho "Elaboração participativa, a partir do diagnóstico da cadeia produtiva, de um plano de valorização da atividade pesqueira da RESEX enquanto fonte sustentável de emprego e renda."4 realizado em 1 de junho de 2006, pela Profa. Dra. Isabela Baleeiro Curado da FGV/SP, apresenta um resumo dos trabalhos realizados e o planejamento das próximas atividades.

3. Curso para manutenção de motores a diesel

Realização de um curso para manutenção de motores a diesel, visando capacitar os extrativistas para essa tarefa.

Situação1: NÃO REALIZADO - Será contratado um capacitador local, com experiência em manutenção de motores de embarcações pesqueiras.

Metodologia1: O valor originalmente orçado estava fora da realidade, logo, após uma pesquisa de mercado, foi necessário rever o valor previsto, assim como rever a perspectiva de contratar uma das empresas que tradicionalmente dão o curso (p.ex. SENAI)
A "Proposta de Plano de Trabalho - Etapa Final"5 menciona-se que "Para atender um anseio de todas as localidades, sugerimos que aproveitemos do momento do defeso do camarão, para promover o "Curso de Mecânica Diesel".


Material de consulta:
Para maior informação poderão ser consultados:
1. Programação FMNA
2. Relatório Parcial
3. Programa de Ecoturismo
4. Laudo Sócio-Econômico
5. Plano de Trabalho Final