segunda-feira, julho 10, 2006

Oficina 2

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS
MATERIAL PARA O 2º. ENCONTRO



As metas do projeto da APPA

As metas do projeto foram distribuídas inicialmente em 6 frentes de trabalho:

Apoio e fortalecimento das organizações comunitárias com esta meta se pretendia construir, de forma participativa, as bases para um maior envolvimento comunitário nos processos decisórios da RESEX.

Alternativas econômicas sustentáveis com esta meta se pretendia desenvolver e implementar alternativas econômicas sustentáveis para as comunidades extrativistas.


Comunicação Social, Divulgação, Informação e Educação Ambiental - com esta meta se pretendia desenvolver e implementar e forma participativa o Plano de Comunicação Social, Divulgação, Informação e Educação Ambiental.

Práticas sócio-ecológicas - com esta meta se pretendia avaliar e implementar práticas sócio-ecológicas para o Manejo Participativo Adaptativo na RESEX.

Banco de Dados - com esta meta se pretendia disponibilizar, consolidar e expandir o banco de dados da RESEX Corumbau, dando continuidade ao monitoramento da pesca e da biodiversidade na Unidade.

Plano de Manejo - com esta meta se pretendia revisar, de forma participativa, o Plano de Manejo da RESEX e propor políticas públicas em benefício dos ecossistemas e das comunidades envolvidas.

Dentro de cada uma destas metas foram previstas a geração de vários produtos (relatórios, oficinas, visitas, palestras etc...)

Reformulação do projeto da APPA

A APPA apresentou para o FNMA para o período final do projeto (Maio-Dezembro de 2006) uma reformulação de suas metas inicial que seriam rearrajandas em quatro frentes de trabalho de nominadas:

Frente 1: "Avalia" Resex - Avaliação da trajetória da Resex frente aos anseios da População Tradicional que conquistou a Resex. - Maio a Julho

Frente 2: "Identifica" Resex - Auto-identificação da População Tradicional beneficiária dos recursos da Resex. – Junho a Julho

Frente 3: "Planeja" Resex - Construção do Plano de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. – Julho - Setembro

Frente 4: "Maneja" Resex - Consolidação dos resultados das Atividades do Projeto Resex no Plano de Manejo revisado. – Outubro - Dezembro

"Avalia" Resex

Como realizar uma avaliação crítica do projeto que nos forneça conhecimento suficiente para trabalhar as questões da identificação, do plano de desenvolvimento e do plano de manejo?

Nos informando, de forma crítica, sobre as experiências do projeto nestes dois anos de trabalho estaremos em condições de realizar as demais atividades.

A melhor forma de fazermos esta avaliação seria repassando os produtos pretendidos em cada uma das metas e nos valer deste material para a formação de nosso conhecimento.

Nas oficinas seguintes estaremos portanto examinando cada um dos produtos pretendidos em cada uma das seis metas iniciais do projeto.

Material de consulta:


1. Proposta da APPA
2. Proposta do NEMA
3. Proposta de Plano de Trabalho Etapa Final
4. Plano de Manejo RESEX Corumbau
5. proposta banco de dados