terça-feira, julho 11, 2006

Oficina 6

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS
MATERIAL PARA O 6º. ENCONTRO


Práticas sócio-ecológicas

Nesta etapa foram previstos nove produtos voltados para conhecimento e programas de práticas sociais e ecológicas. São produtos de extrema importância para o êxito da gestão participativa.
Incorporação do conhecimento tradicional

Capacitar a equipe executora do projeto para incorporar o conhecimento tradicional em suas estratégias e métodos de atuação.

Situação1: REALIZADO

Metodologia1:
  • Não sabemos em que consistiu esta capacitação. Este é um produto muito importante, mas difícil de ser executado e avaliado. No caso de nosso trabalho devemos ter grande atenção em absorver este conhecimento e incorporá-lo a nossa prática. Acredito quer um grande passo será que os trabalhos cinetíficos passem a ser realizados na região. Criar um Centro de Pesquisa Regional associado a alguma Universidade seria um caminho para que haja uma maior proximidade entre o saber científico e o saber tradicional.

Indicadores econômicos

Monitoração e incorporação dos indicadores econômicos ao banco de dados sobre a RESEX, ao longo dos dois anos de execução do projeto, nas seis principais comunidades extrativistas

Situação1: REALIZADO

Metodologia1: Será efetuada apresentação do relatório sócio-econônimo

Indicadores sociais

Monitoração e incorporação dos indicadores sociais ao banco de dados sobre a RESEX, ao longo dos dois anos de execução do projeto, nas seis principais comunidades extrativistas

Situação1: REALIZADO

Metodologia1: Será efetuada apresentação do relatório sócio-econônimo

Caracterização sócio-étnica-econômica

Caracterização sócio-étnica-econômica das seis principais comunidades extrativistas concluídas e incorporadas ao Plano de Gestão Participativa, até o terceiro semestre de execução do projeto.

Situação1: REALIZADO

Metodologia1: Será efetuada apresentação do relatório sócio-econônimo

Relações Familiares

Implicações das relações de parentesco entre as famílias de pescadores no estabelecimento de mecanismos de colaboração recíproca levantadas e incorporadas ao Plano de Gestão Participativa, até o terceiro semestre de execução do projeto.

Situação1: REALIZADO

Metodologia1: Será efetuada apresentação do relatório sócio-econônimo

Atividades do homem e da mulher

Identificação das funções específicas relacionadas ao gênero identificadas e incorporadas ao Plano de Gestão Participativa, até o terceiro semestre de execução do projeto.

Situação1: REALIZADO

Metodologia1: Será efetuada apresentação do relatório sócio-econônimo.

Identificação de especialistas

Identificação de especialistas nativos ao término do primeiro semestre de execução do projeto.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - Falta um retorno da equipe a campo para finalizar coleta de dados.

Metodologia1: Após análise a equipe retornará para apresentação dos resultados à comunidade e novamente encaminhará um de seus membros para contribuir nos debates sobre os Planos

Saber tradicional.

Levantamento do saber tradicional de especialistas nativos. Incorporação destes dados à base de dados sobre a RESEX e ao Plano de Gestão Participativa, ao término do primeiro ano de execução do projeto.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - Falta um retorno da equipe a campo para finalizar coleta de dados.

Metodologia1:

Consumo e comercialização

Verificar o valor de uso (consumo) e de troca (comercialização) do pescado por meio de determinação da ingestão protéica e da descrição e mapeamento do processo de comercialização, ao longo do primeiro ano de execução do projeto.

Situação1: REALIZADO PARCIALMENTE pela consultoria em economia pesqueira.

Metodologia1: Verificou-se que tal levantamento seria muito dispendioso em comparação com o ganho que traria para o objeto do projeto, logo, decidiu-se por considerar somente o valor de troca, a partir do trabalho da "Economia Pesqueira"
  • Um questão levantada nestes diversos produtos é de disponibilização de dados em um banco de dados. Este banco de dados é uma das metas do projeto e vamos discutí-lo dentro da meta correspondente.
  • O Laudo Sócio-Econômico para a criação da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau2 é o documento que consolida estes dados e cabe portanto uma oficina específica para sua avaliação.
  • Por tratar-se de dados que variam com o tempo deveria ser estabelecida uma sistemática para sua monitoração e atualização do banco de dados de forma permanente.


Material de consulta:
Para maior informação poderão ser consultados:
1.Programação FMNA
2.Laudo Sócio-Econômico