segunda-feira, julho 10, 2006

Oficina 5

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS
MATERIAL PARA O 5º. ENCONTRO

Comunicação Social, Divulgação, Informação e Educação Ambiental
Nesta etapa foram previstos cinco produtos voltados para o trabalho de divulgação e educação nos quais estaremos diretamente inseridos.Informação e Educação Ambiental.


1. Atividades de Informação e Educação Ambiental

Atividades de Informação e Educação Ambiental desenvolvidas através de 3 oficinas de comunicação participativa, nos primeiros 3 meses do projeto, de 20 horas cada, com as Equipes Ambientais da RESEX. Atividades de Educação Ambiental, durante 2 anos, em 6 comunidades; e do incentivo à realização de 2 eventos anuais das comunidades tradicionais.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - Com a inclusão de uma nova parceria, a ONG NEMA Cumurú, que é consequência da "Patrulha de Cumurú", um dos grupos formados a partir do trabalho de Educação Ambiental execultado anteriormente pelo IBJ, a atividade será cumprida em parceiria pelas duas entidades parceiras.

Metodologia1: Tendo como foco principal a participação dos jovens e adolescentes da comunidade, será dado continuidade ao trabalho de constituição de grupos voluntários locais, que terá como tema central a construção de uma linguagem popular para o Plano de Manejo existente. Assim seria oportunizada à comunidade fazer uma revisão crítica do plano, tanto no conteúdo, quanto na forma, ao tempo que será trabalhada a identidade e a auto-estima extrativista, através do necessário contato entre gerações.

  • Esta menção define oficialmente a participação do NEMA no projeto. Observamos que a pareceria mencionada não foi de fato realizada até o momento. Nossa participação neste trabalho deve ser realizado conforme a "Proposta NEMA"2.
Programa de monitoramento (Divulgação dos resultados dos Monitoramentos e das decisões do Conselho)

Informação da comunidade pesqueira sobre os resultados do programa de monitoramento, semestralmente, nas principais comunidades da RESEX e também nas instâncias participativas de discussão.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - agora estão sendo finalizadas as atividades de pesquisa e monitoramento, serão feitas, dentro da perspectiva do "Avalia RESEX", previsto no Plano de Trabalho anexo, as apresentações de resultados restantes.

Metodologia1: Haverá o retorno das equipes para apresentar os resultados de seus trabalhos em dois momentos, primeiro, dentro do "Avalia RESEX", a fim de dar subsídios para uma análise histórica da Unidade de Conservação sob seus diversos viezes e, depois, dentro do "Planeja RESEX", a fim de contribuir no processo de planejamento, quando rememorar os dados resultantes dos monitoramentos será vital.

  • Estes são momentos importantes para que nosso grupo possa obter uma visão crítica sobre este programa.

Identificação e sinalização (Este produto não consta formalmente na nova estrutura)

Identificar e sinalizar a RESEX do Corumbau em seus limites Norte, divisa (Norte/Sul) e Sul e em suas áreas marinhas protegidas, identificar suas 200 embarcações, cadastrar e identificar seus 350 pescadores, identificar seus voluntários e Agentes Multiplicadores e sinalizar seus 3 principais distritos costeiros no primeiro semestre do projeto.

Plano de manejo(Divulgação do Plano de Manejo)
Divulgação do Plano de Manejo da RESEX do Corumbau durante o projeto e sua publicação produzida no segundo semestre do projeto.

Situação1: PARCIALMENTE REALIZADO - Foram distribuídas cópias xerox do atual Plano de Manejo. Tais cópias serão usadas no trabalho de revisão, especialmente no trabalho de "tradução" para uma linguagem popular.

Metodologia1: Houve uma decisão de deixar o material feito em gráfica para o Plano de Manejo revisto após o projeto, por conta do caráter transitório do anterior.
Segundo o Hélio de Castro Lima Rodrigues: O Plano de manejo deve ser realizado em consonância com a atividade de "auto-identificação". O NEMA e o Consultor de Associativismo devem traçar uma estratégia comum para esta releitura.

Intercâmbio sobre gestão participativa
Participação em 3 seminários de intercâmbio entre projetos de Gestão Participativa realizada por dois técnicos do projeto.

Situação:1 PARCIALMENTE REALIZADO - houve participação em dois seminários.

Metodologia1: Sob responsabilidade do FNMA

  • Um relatório sobre este intercâmbio seria muito importante no trabalho de divulgação do projeto.


Material de consulta:
Para maior informação poderão ser consultados:
1.Programação FMNA
2.Proposta NEMA